Por que o paciente continua fumando?

O uso do tabaco, que é prejudicial para a vida de qualquer pessoa, tem um custo adicional para os pacientes com diversas doenças reumatológicas: pode desencadear a doença, piora a dor, diminui as chances de resposta ao tratamento, aumenta as lesões e deformidades ósseas.

A grande dúvida é: porque o paciente continua fumando?

Isso foi estudado e avaliado em uma série de trabalhos científicos. Verificaram, resumidamente, que existem 5 principais barreiras que impedem o paciente reumatológico de parar de fumar:

  1. Falta de informação sobre a relação de fumo e piora da doença, o que não leva os pacientes a perceberem que existem motivos consistentes para pararem de fumar;
  2. O fumo é usado como uma forma de distrair-se da dor, sem que o paciente perceba que isso causa piora ainda maior da dor e da doença;osteoporosis cigarro
  3. Para o paciente reumatológico é complicado realizar exercícios físicos, por causa das dores. Assim, eles não podem realizar exercícios como alternativa para distrair-se durante a abstinência do cigarro;
  4. O fumo é usado como forma de consolo das frustrações de ter que conviver com a dor e a limitação da doença reumatológica, e o paciente acaba estabelecendo uma conexão emocional com o cigarro;
  5. Os pacientes se sentem isolados do convívio social, tem pouco contato com outros pacientes reumatológicos e usam o cigarro como companhia.fibromialgia solidão 4

O que fazer agora?

Dicas para melhorar essa situação:

De posse nessas informações a respeito dos pacientes, foram montadas estratégias para a divulgação dos riscos do tabagismo para os pacientes reumatológicos.

  1. Informar é empoderar o paciente e melhorar o tratamento. Na Inglaterra, por exemplo, a campanha antitabagista já inclui recomendações que englobam as doenças reumatológicas: (traduzido)
CAMPANHA TABACO
Campanha do Ministério de Saúde da Inglaterra (traduzido)

Uma dessas estratégias de conscientização e informação foi a apresentação dos riscos nesse blog, para informar os meus pacientes. Peço que vocês compartilhem e divulguem as informações recebidas.

2. Suporte: Percebe-se que o apoio emocional e suporte de terceiros é importante para ajudar a parar de fumar. Em São Paulo existem vários centros, públicos, envolvidos nisso. Localize o mais próximo de sua casa. Verifique a existência de centros semelhantes em sua cidade.

3. Companhia: Você não está sozinho. Participar de associações de pacientes também é importante. Em São Paulo temos o GRUPASP, entidade de pacientes. Informe-se, filie-se, participe.

Mais importante do que tomar conhecimento das informações é tomar uma atitude! Repense o seu compromisso com sua saúde. Não espere o ano novo para tomar boas decisões!

Veja também:

Artrite Psoriásica e Tabagismo: uma relação tão complicada

O cigarro e outras doenças autoimunes

Fibromialgia e Tabagismo

10 Motivos para um paciente de Lúpus Eritematoso Sistêmico parar de fumar

Osteoporose e o Cigarro

7 maneiras com as quais o cigarro piora a Artrite Reumatoide

O cigarro e outras doenças autoimunes

Bibliografia:

Aimer P, et al.  Identifying barriers to smoking cessation in rheumatoid arthritis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2015 May;67(5):607-15.

Aimer P, et al. Developing a Tailored Smoking Cessation Intervention for Rheumatoid Arthritis Patients. Musculoskeletal Care. 2016 Mar;14(1):2-14.

Terrell DR, et al. Barriers And Motivators for Smoking Cessation in Patients With Systemic Lupus Erythematosus (SLE). J Okla State Med Assoc. 2015 Nov;108(11):492-9.

Harris HE, et al. How to Motivate Patients with Rheumatoid Arthritis to Quit Smoking. J Rheumatol. 2016 Apr;43(4):691-8.

3 comentários sobre “Por que o paciente continua fumando?

Deixe um comentário