DOR LOMBAR TEM CAUSA

O paciente se queixa de dores nas costas. Há quanto tempo? Muito tempo. Nem lembra quando começou. Meses, anos. Dor quase contínua. A dor é intensa, quase insuportável à noite e ao acordar de manhã. Tão intensa que o expulsa da cama, não consegue dormir mais nem no final de semana. Levanta duro, travado, sentindo-se um robô. Exausto. À medida em que vai se movimentando, aos poucos sente que está “desenferrujando”. Após uma, duas horas, começa a se movimentar melhor. Durante o dia chega a se esquecer das dores, porém ao chegar a noite, o ciclo recomeça. Sente-se cada vez mais duro. É difícil olhar para trás ao manobrar o carro. É difícil se abaixar para amarrar o tênis. Já passou por vários médicos, tomou injeções, fez exames, ninguém descobre o que ele tem. O paciente está desanimado e se pergunta: Que dor é essa?

Em maio tivemos o Dia Mundial de Atenção à Espondilite Anquilosante. Essa atenção é importante, pois pacientes com a queixa acima frequentemente demoram anos para obterem seu diagnóstico e tratamento adequado. Num levantamento realizado na Europa, das primeiras queixas até o diagnóstico o paciente demora em média oito anos. Não existe um estudo brasileiro equivalente, mas o quadro é semelhante.

As espondiloartrites hoje têm o seu quadro clínico e critérios para diagnóstico bem definidos, e os reumatologistas podem oferecer tratamentos adequados a esses pacientes.
Para saber se sua dor nas costas pode ser uma dor inflamatória, típica das espondiloartrites, acesse o link Você tem dor lombar? Saiba se a sua lombalgia é inflamatória

Um comentário sobre “DOR LOMBAR TEM CAUSA

Deixe um comentário