Conheça os sintomas articulares da Artrite Reumatoide

cota AR

Fig 1: De manhã, sinto como se estivesse com as mãos enferrujadas!

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória crônica (leia mais sobre as causas da AR aqui), que afeta principalmente as articulações.

O mais comum é que a doença tenha um início “insidioso”, ou seja, os sintomas aparecem lentamente, e vão se acentuando com o passar do tempo, o que pode levar alguns meses, com fases de piora e de melhora, dificultando bastante o diagnóstico. Entretanto, pode acontecer que os sintomas se instalem de uma maneira súbita, abrupta.

Pode começar como dores nas articulações, ainda sem inchaços. O nome que os médicos dão para a dor articular é “artralgia”. As dores são caracteristicamente maiores ao acordar, pela manhã, e vão melhorando no decorrer do dia. Junto com a dor, um sintoma incômodo: a rigidez matinal. É uma sensação descrita como “enferrujamento”, “travamento”. Com duração de minutos ou de horas, essa rigidez diminui muito a capacidade de realizar as tarefas simples diárias, como escovar os dentes, fechar um botão ou segurar uma faca.

dor mãos AR 2

Fig 2: A artralgia é maior pela manhã

Nessa fase os exames de sangue de atividade inflamatória (VHS e proteína C reativa) ainda podem estar normais, e os anticorpos (Fator Reumatoide e anti CCP) ainda podem ser negativos. As dores podem melhorar espontaneamente, contribuindo para a confusão diagnóstica. Um dos exames mais precoces é o anti CCP. Como ele é um exame muito específico (isto é, não dá positivo em outras doenças), ele ajuda muito para suspeitar do diagnóstico, quando se apresenta alterado. Infelizmente, ainda é um exame caro e poucos convênios cobrem o exame.

Com o progredir da doença, os sintomas ficam mais claros. As articulações não só doem, como começam a inchar e podem ficar vermelhas, quentes. Esse quadro inflamatório das articulações é chamado de “artrite”. Os locais mais comuns de acometimento inicial são as pequenas articulações das mãos, dos pés, os punhos, os joelhos.

articulações das mãos mais frequentemente atingidas pela AR

Fig 3: As articulações das mãos que são mais frequentemente atingidas pela AR

A rigidez matinal se acentua, e a realização das tarefas diárias pode se tornar muito complicada. Pequenas coisas, como cortar um bife, podem representar dor e muita dificuldade. O paciente pode sentir sintomas inespecíficos, como febre baixa, fadiga, mal estar, perda de peso.

abotoar AR

Fig 4: Abotoar um simples botão pode ficar muito difícil!

Nesta fase o diagnóstico já é mais fácil (leia mais sobre o diagnóstico da Artrite Reumatoide aqui). É muito importante começar o tratamento específico o mais rápido possível, para impedir que a doença progrida a ponto de lesar as articulações (leia mais sobre o que acontece com as articulações aqui, e sobre o tratamento aqui).

exame AR 2

Fig 5: Examinar o paciente é fundamental para o diagnóstico

A progressão da artrite das lesões articulares, a incapacidade resultante, a dor crônica e a fadiga causam uma série de alterações do estilo e da qualidade de vida, o que leva a uma necessidade de adaptação. O compromisso sério com o tratamento é fundamental para minimizar isso!

 

Leia mais sobre:

O que é e o que causa a Artrite Reumatoide

O que acontece com as articulações na Artrite Reumatoide

7 maneiras com as quais o cigarro piora a Artrite Reumatoide

Você tem Artrite Reumatoide e vai aplicar vacinação contra gripe?

Existe alguma dieta específica para Artrite Reumatoide?

Avaliação da atividade da Artrite Reumatoide

Tratamento da Artrite Reumatoide

Manifestações extra-articulares da Artrite Reumatoide

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Conheça os sintomas articulares da Artrite Reumatoide

Deixe um comentário