Quem tem osteoartrite de joelhos pode fazer exercícios?

OA joelhos 2

Essa é uma pergunta frequente no consultório do reumatologista e ainda existem muitas informações controversas sobre esse assunto.

Até por volta de 1990, muitos pesquisadores tinham dúvidas se o exercício poderia ser benéfico para portadores de osteoartrite. Na época preconizava-se o repouso das articulações acometidas.

Hoje sabe-se que, pelo contrário, o repouso piora grandemente a dor e a funcionalidade do paciente. É consenso, entre todos os especialistas, que o exercício é muito benéfico para os portadores de osteoartrite de joelhos, tanto na dor como na capacidade funcional.

Os exercícios que mais tem sido enfatizados são os de fortalecimento do quadríceps, um conjunto de quatro músculos que trabalha para estender a perna: são os músculos reto femoral, vasto intermédio, vasto medial e vasto lateral.

Para um melhor entendimento, veja onde esse grupo muscular se localiza, observando um desenho anatômico:

OA de joelhos 4

E agora observe a localização destes músculos em uma pessoa:

OA joelhos 3

Os pesquisadores têm avaliado o efeito de vários tipos de exercícios feitos com o quadríceps: exercícios isométricos são benéficos (exercícios de fortalecimento do músculo, sem realizar movimentos). Exercícios isotônicos (exercícios realizados com o movimento da articulação) também são benéficos, porém tanto um tipo de exercício, como o outro, tem que ser bem orientados por um profissional competente, para não causarem dor.

Também verificou-se que a prática de exercícios de propriocepção (trabalham a capacidade da pessoa perceber o seu próprio corpo) e de equilíbrio ajudam muito no controle da dor. Até o uso do videogame wii foi testado, sendo interessante para melhora da função e das dores do paciente com osteoartrite de joelhos.

O uso de joelheiras simples, como as de neoprene, durante a prática do exercício não só ajudam a reduzir a dor após o exercício, como ainda melhoram a capacidade de realizar os exercícios de maneira adequada.

OA joelhos 4

Outra conclusão é que o exercício é benéfico mesmo se a pessoa tiver dor durante a prática destes. Uma boa dica é que a dor não deve durar mais de uma hora após o exercício, nem deve piorar o quadro inflamatório (dor e inchaço).

Você pode massagear o seu joelho com gel simples de antiinflamatório, em massagens suaves e prolongadas, após o exercício.

Portanto, procure a orientação adequada e movimente-se, sem medo!

Referências:

  1. McAlindon TE, Cooper C, Kirwan JR, et al.: Determinants of disability in osteoarthritis of the knee. Ann Rheum Dis, 1993, 52: 258–262.
  2. Riddle DL, Stratford PW: Impact of Pain Reported During Isometric Quadriceps Muscle Strength Testing in People With Knee Pain: Data From the Osteoarthritis Initiative. Phys Ther. 2011 Oct; 91(10): 1478–1489.
  3. Amin S, Baker K, Niu J, et al.: Quadriceps strength and the risk of cartilage loss and symptom progression in knee osteoarthritis. Arthritis Rheum, 2009, 60: 189–198.
  4. Brykl FF, Jesus JF, Fukuda TY, et al. Efeito imediato da utilização da joelheira elástica em indivíduos com osteoartrite . Rev Bras Reumatol 2011;51(5):434-446
  5. Imoto AM, Peccin MS, et al. Impacto dos exercícios na capacidade funcional e dor em pacientes com osteoartrite de joelhos: ensaio clínico randomizado Rev Bras Reumatol 2012;52(6):870-882
  6. Wibelinger LM, Batista JS, et al. Efeitos da fisioterapia convencional e da wiiterapia na dor e capacidade funcional de mulheres idosas com osteoartrite de joelho. Rev Dor. São Paulo, 2013 jul-set;14(3):196-9

Deixe um comentário